sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ira X Pecado


“Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.” (Gênesis 4: 8)


Quem nunca sentiu raiva na vida levanta a mão!!! Ninguém levanta né... Principalmente quem tem irmão em casa... quantas vezes vc já brigou com seu irmão?? Na infância então... aff!!!

Em determinado momento, somos pessoas sãs, civilizadas, exemplos cristãos de humanidade. No instante seguinte, nos tornamos iguais a animais selvagens, violentos, às vezes por causa de um acontecimento dos mais triviais.

A sociedade nos diz que não há problema nenhum em sermos um pouco malvados. No entanto, a linha que divide o bem e o mal, que separa a caminhada no Espirito da carne, é muito tênue. Podemos cooperar com Deus em harmonia em um momento, e no seguinte traí-lo.

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4:26)

A Raiva é uma energia que brota de dentro de nós quando somos magoados ou nos sentimos frustrados. Não existe nada de errado em sentir raiva, mas ela se torna um pecado quando permitimos que tome conta de nós e fuja de nosso controle, como aconteceu com Caim. Há duas maneiras destrutivas e duas maneiras construtivas de lidar com a raíva. Em seu aspecto destrutivo, ela pode nos fazer explodir ou implodir. No primeiro caso, voltamos toda a nossa fúria reprimida contra alguém, despejando-a sobre essa pessoa sem nenhuma piedade. Já a implosão ocorre quando direcionamos nossa raiva para dentro de nós mesmos e a armazenamos. Com o tempo, nos tornamos pessoas deprimidas ou fisicamente enfermas.

Precisamos aprender a ser "... tardio para se irar..." (Tiago 1:19)

Como homens íntegros, podemos lidar com a raiva de uma maneira sábia e construtiva, concentrando nossa energia no problema em si e usando a ira para buscar soluções criativas. Ou então, podemos simplesmente encontrar formas de descarregá-las em algum ambiente privado, de modo que ninguém se magoe. Em ambos os tipos de abordagem, somos orientados a levar nossas mágoas, nossas frustrações e nossos ressentimentos à presença de Deus em oração.

O jeito de Caim lidar com a raiva foi permitir que ela o consumisse por inteiro. E acabou matando seu irmão.

Meus amigos, CONTROLE-SE!!! A raiva é apenas uma breve mensagem temperada com perigo.

Aprenda com Deus, que "... não retém a sua ira para sempre" (Miquéias 7:18). Deixe-a passar!

E tbm não esqueça AME GERAL!!!

4 comentários:

  1. -Legal você falar sobre a raiva,mais eu não sei se entendi direito mais o pecado ali está em ceder a raiva e por conseqüência dela ferir alguém?Não sei se entendi muito bem esse post.

    ResponderExcluir
  2. seguinte... to dizendo q precisamos ter cuidado quando a raiva chegar.... pq se não a gente acaba pecando... pq eh isso q a raiva nos tenta fazer!! precisamos aprender a dominar a raiva!! entendeu agora???

    ResponderExcluir
  3. Indiquei seu blog, para o selo dos blogs que fazem a diferença, confira aqui no meu blog como funciona http://intimicywiththelord.blogspot.com/2011/01/selo-seu-blog-faz-diferenca.html :)) Fica na paz!

    ResponderExcluir
  4. Boa mensagem pra variar... adorei... rsrsrs....

    http://mundodadeborah.blogspot.com/

    ResponderExcluir