quinta-feira, 29 de março de 2012

COMO CACTOS?


Os cactos, sempre me intrigaram...

Como pode algo  sobreviver a tanta exposição a temperaturas tão distintas? Frio à noite e insuportável calor no deserto? Ou o que eu poderia dizer sobre a pouca necessidade da agua? Como sobreviver sem contato com outra vida?

Cactos...

Feios, estranhos, bonitos, pequenos e fofinhos, grandes e esquisitos, de todas as formas... até frutos e flores podem produzir!!!

Falamos tanto de desertos, de situações dificeis de passar, do quanto é doído estar no deserto, passar por lutas e provas, realmente tudo se torna complicado quando olhamos para nós como seres humanos limitados e realmente somos!

Não queria gastar nosso tempo falando mais sobre deserto e sim sobre os cactos!

Veja algumas características que podemos aprender com os cactos:


  • sua forma e caracteristica exclusiva e unica de um determinado tipo de cacto possibilita armazenar o maximo de agua que cai no deserto.
  • Cactos não possuem folhas (as folhas é onde mais a planta perde agua), cactos possuem estruturas modificadas que nelas estão os espinhos também, além de sua estrutura ser importante para o guardar a agua, os espinhos servem como proteção contra ataques de animais ou qualquer ameaça.
  • Os cactos são revestidos por uma certa cera especial, em que esta ajuda com a transpiração da agua e também permite que a agua se evapore, antes as gotas escorrem para o solo e lá encontram-se com suas raízes e lá novamente se alimentam.

Três caracteristicas super curiosas que podemos aplicá-las para nós.

Deus sempre será a nossa Agua da Vida, nEle temos vida e nossa vida depende apenas dEle! Isto é algo fundamental que não podemos deixar de esquecer, o quanto somos limitados e dependentes de Deus
  • Deus nos fez unicos e devemos aceitar  nossas limitações, qualidades e quem somos e o que temos disponiveis para passar pelos desertos da vida, e principalmente temos o Espirito Santo dentro de nós que clama em busca de mais e é o que nos permanece com sede na busca pela Agua da Vida.
  • Como cactos possuimos defeitos e muitas vezes machucamos pessoas importantes a nossa volta quando estamos no deserto, muitas vezes olhamos apenas para as nossas necessidades, não nos importando com os outros. Realmente não é facil permanecer na busca pela agua, olhando e nao tirando o foco em Deus, não precisamos de folhas! Somos arvores nosso foco é os frutos, e se não existe agua, se não existe o cuidado, não existirá os frutos.
  • Como falei acima nossa vida deve gerar frutos e mais do que isso,  nossa vida deve exalar,deve transpirar a Agua da Vida, precisamos buscar a Agua não para secarmos e guardarmos para nós no nosso reservatorio de espiritualidade, mas para que as pessoas vejam, o proprio cuidado de Deus e sua dependencia em Deus quando passa por um deserto.

Com isso queria dizer que se pararmos para pensar que podemos aproveitar o tempo do deserto como crescimento, alimento  (busca de Deus), testemunho de vida com Cristo, o deserto não se torna um momento de dor e sim de fortalecimento!

Que Deus possa abençoar sua vida e que possamos ter as qualidades dos cactos em nossa vida!

Ps: Sei que cacto não é um exemplo bonito, rs, mas sei que é importante lembrarmos que nem sempre vamos ver a vida linda e maravilhosa!





Ryan Anderson Fernandes de Lima

ryanderson92@hotmail.com

@ryan_bijack


Nenhum comentário:

Postar um comentário