domingo, 30 de agosto de 2015

A ESPERA




Não é de hoje que vôos atrasados deixam a gente irritado. Pessoas que esperamos e que nos esperam, sofrem. Compromissos que temos, são cancelados. O dia desanda, temos sono, fome, celular sem bateria, tempo perdido, e aquela aflição misturada com irritação e decepção, porque afinal de contas não estamos no lugar lugar onde deveríamos estar.
Sem dúvida, estar no lugar certo é um assunto para qualquer pessoa.

As vezes penso que a vida toda é sobre isso. Gente querendo chegar lá, seja “lá” o lugar que for. Lá pode ser ambição, sonho, direito, autonomia, aceitação, sucesso, urgência, sentido. A ideia é atraente, mas junto dela anda a sombra de que seu vôo para Lá pode ser cancelado. Aí aparece questionamento, irritação, decepção, e toda chatice que estou encarando nesse aeroporto, só que no âmbito espiritual. Sua fé fica abatida.

Por esse motivo não me canso de dizer, desde que esse blog existe, que o lance de Jesus não era outro senão o de se espalhar por aí. Ocupar espaços. Os antigos espaços não ocupados, onde a simplicidade sobre Deus ainda não era conhecida, ou os espaços não ocupados no coração das pessoas, que não engoliam ou não entendiam discursos religiosos. Ocupar espaços tinha mais a ver com uma disposição de vida do que um interesse. Alô! Ele sabia que morreria! O “lá” dele não era tão legal quanto o seu, e mesmo assim ele ocupou-se com os dias, e não com o pensamento fixo do fim da estrada. (Ok, essa última frase já serve de tapa na cara da nossa pouca fé, mas vamos em frente).

O tempo passa e nossas preocupações se repetem “será que eu estou vivendo direito?” Ou “será que estou onde deveria estar, fazendo o que deveria fazer, sendo o que deveria ser?” Boa parte dessas dúvidas existem porque nascemos com o carimbo da culpa na nossa testa, (e isso se encarrega de estragar nossa vida pouco a pouco) mas por outro lado, quem seria o louco de não desejar estar no lugar certo, e não fazer essas perguntas a todo instante? Não é a toa que nos apegamos aos padrões e superstições de todos os tipos. Quem nao quer chegar lá sem errar?

Depois de um tempo conhecendo e conversando com gente cheia de perguntas sobre Deus e o diabo e o carnaval que há no meio disso, chego a conclusão de que boa parte das pessoas que procuram ter uma vida espiritual acabam tendo dois comportamentos distintos, mas ironicamente parecidos. Há os que programam meticulosamente sua jornada com Deus, escrevendo detalhadamente, em extensas listas, o que esperam que ele faça, como se ele precisasse de um briefing ou agenda para conseguir se mostrar grande e poderoso nesses dias. Não são raras as vezes em que confundimos fé com teimosia e adotamos um discurso duro sobre Deus e sobre nós mesmos. E há também os que estão aparentemente tranquilos, que pouco se importam com os pequenos sinais e delicadezas que Deus coloca na nossa frente para, literalmente, dar o ar de Sua graça. Isso também não é legal porque deixar de buscar a Deus para ser servo do deus-dará pode parecer bem emocionante algumas vezes, mas aí o coração vira uma casa bagunçada que em algumas noites pode parecer festa, e em outras pode parecer um assalto. 

A cerne das duas coisas é a mesma: os exageros anulam a verdadeira essência de Deus. Ele é simples. Por isso não consigo entender esses comportamentos, mesmo quando os questionamentos e os motivos são sinceros. Não podemos julgar os métodos, sejam quais forem, porque eles significam muito na vida de todos nós. Mas não seria mais verdadeiro encararmos essa “geografia existencial” com mais liberdade e coragem? Você vai passar os dias achando que o lugar ideal é sempre Lá, onde você ainda não está, ou achando que o que está sendo feito não está bom? Vai achar que você já sabe de tudo, ou não sabe nada?

O que estou tentando dizer aqui é que:
Cansamos quando achamos que andar com Deus é viver em busca de uma coisa que nem nós sabemos direito.
E também…
Cansamos quando achamos que andar com Deus é viver um busca de uma coisa extremamente definida, definitiva e específica.
Usar Deus só para alcançar o seu “lá” torna a fé vaga ou medíocre. E a verdade é que só não cansaremos quando andarmos com Deus pelo simples prazer de andar com Deus.

Enquanto inspecionamos os lugares, as pessoas, as culturas e os padrões, para nos certificarmos de que estamos no lugar mágico que Deus nos reservou, nós estamos andando com medo. Enquanto nos preocupamos com a aparente segurança de que tudo está nos trincs e que nossa posição agrada a todos, estamos pensando em tudo, menos no que podemos aprender com Deus.

Não seria mais estimulante e transformador entender que nós já somos o lugar que tanto procuramos e que é Deus que deve nos ocupar?

Não é a opção mais fácil, mas é a opção real. Os vôos podem ser lindos e dignos de devoção e fé. Mas uma hora ou outra, eles atrasam. E o que você vai fazer enquanto isso?

AME GERAL !

domingo, 5 de julho de 2015

UM DIA DIFÍCIL


Realmente, hoje foi um dia difícil, não só hoje como os últimos dias. Tempo em que tenho sentido na pele o que é ser um prisioneiro, alguém sem poder ter prazeres simples. Em pensar que eu estava tão feliz um tempo atrás. A alegria brotava do meu coração, como um fonte inesgotável de descanso, de abundância. Hoje meus dias tem sido de tristeza e angustia, como se nuvens cinzas estivessem sobre mim, sem um sinal de que o sol irá brilhar. 

O choro que no momento me acompanha, sem direção.  Soluços. Aperto no coração. É um deserto, ou uma tempestade? Bem, acho que os dois; uma tempestade no deserto.  

Estão passando os dias e nem sequer previsão de melhora, ou de alguma mudança. Parece que a cada dia o poço está mais fundo, e está mais longe de chegar na luz, no topo, para a liberdade. Mas a permanência no mesmo lugar não vai trazer mudanças, nem respostas. É preciso refletir, refletir para mudar. Por mais que pareça que nada vai mudar, e que esse ciclo vicioso permanecerá pra sempre, há esperança. Mas essa esperança não vem de mim. 

Vem daquele que tem poder pra mudar tudo. Poder pra transformar água em vinho. Poder pra curar. Poder pra ressuscitar. Poder pra avivar um coração caído. Sempre ouvimos tantas histórias, algumas com final triste, outras com final surpreendentemente feliz, mas bom mesmo é viver a história. Uma história diferente e nova. 

Contudo, devemos lembrar que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Que a tempestade passa e o sol volta a brilhar. Que uma hora se chega ao final do deserto. Que uma nova página pode ser escrita. E que o pranto se tornará em alegria. Que os que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Que no final de tudo, ao olhar para trás, será visto o quanto valeu a pena. Que há um banquete agora, com festa, com alegria, com novas vestes, na presença daquele que tornou tudo isso possível. Que nos abraça e nos trás descanso em meio ao desanimo. Que nos dá forças em meio ao fracasso. Que nos levanta quando caímos. Nos anima quando desanimamos. Que nos dá todas as possibilidades e oportunidades, para recebermos a coroa da vida. 

Contudo só é possível a linha de chegada ao final da rota através de um único caminho, uma única verdade e uma única vida. Jesus.


Porque para Deus nada é impossível. Vai valer a pena.

Salam Aleikom. Que a paz de Deus esteja convosco.

JYA

terça-feira, 31 de março de 2015

REFLITA




Uma vida santificada exige um constante exame dos nossos atos e motivos. Mas, ao agirmos deste modo, devemos tomar cuidado com a tendência de nos concentrarmos completamente em nós mesmos, o que é muito fácil de fazer, especialmente quando os valores egocêntricos da cultura invadem a igreja. Na verdade, esta característica auto-indulgente de nossos tempos é o maior motivo pelo qual o assunto da verdadeira santidade é tão negligenciado pelos lideres, professores, escritores e oradores cristãos. Talvez inconscientemente tenhamos colocado em seu lugar uma mensagem secularizada e autocentrada. Pois quando falamos da “vitória” na vida cristã, com exagerada frequência nos referimos à vitória pessoal, como Deus irá derrotar o pecado para nós ( pelo menos aqueles pecados dos quais nós gostaríamos de nos livrar, aqueles quilos a mais, aquele hábito irritante, talvez um temperamento ruim). Isto não somente reflete o egocentrismo, mas uma visão incorreta do pecado.

A vida cristã começa com a obediência, depende da obediência, e resulta em obediência. Nós não podemos escapar. As ordens do nosso comandante são claras.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama.”

Amar a Deus, realmente amá-lo, significa viver de acordo com os seus mandamentos, não importa quanto isto nos custe.

Da próxima vez que você cantar na igreja, pergunte a si mesmo durante a segunda estrofe: “Por que estou fazendo isto? Por que estou aqui? Por que estou cantando? Por que eu trouxe a minha Bíblia?” 

Examine os seus motivos!

Busque a Deus com motivos puros. Faça boas obras por amar a Deus, e não porque os outros esperam isso.

Tiago Lima

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PROMESSA


Alguma coisa ainda pode se mover dentro de você. Alguma coisa vai acontecer, não porque você fez tudo certo, não porque seu pó é mais bonito que a água do mar, mas porque Deus já fez a escolha de morar em você. Ele decidiu isso e se você está respirando, não há como voltar atrás. Você não está sozinho. É só checar seus pulmões!
Ele escolheu você, resolveu que moraria aí e sabe, casas são casas. Nos dias frios e nos dias quentes, casas não deixam de ser casas. Hoje você pode estar num dia de abandono e incompreensão.
Você pode ter dúvidas, você pode ter raiva, você pode ter bagunças, mas a notícia é que mesmo assim, você continua sendo uma casa, um lugar onde o Espírito mora e se move. Isso é para todos. Isso é para os que estão lendo, e para os que vão ouvir sobre esse texto, quando alguém comentar o que leu. Isso é para você e é para mim. É para a pessoa ao seu lado, que está viva, produzindo, pensando, concluindo, evoluindo ou não. Amando-se ou não. É para ele. É para você. E se você está vivo, está na hora de saber que o que te faz andar não é a dor, apesar dela provar que você está bem vivo, sentindo, chorando, suando frio. (rs..).
Mas esse é o momento de entender que existe uma promessa muito mais séria do que a sua dor. Ainda que a sua dor nunca tenha dado uma risadinha, ainda que ela não tenha largado do seu pé, existe uma decisão que foi feita e ela é mais séria do que a sua dor, suas feridas. Se a tristeza não larga você, está na hora de saber que o próprio consolo resolveu morar dentro de você ao invés de ficar fora disso tudo. Ao invés de mover-se sobre a água, veio mover-se dentro de você. Dentro do seu pó, dentro da sua situação. E talvez a sua dor não diminua hoje, porque é a sua alegria que precisa aumentar.

#AMEGERAL

Tiago Lima

domingo, 22 de fevereiro de 2015

ENTÃO AS CIDADES TAMBÉM PODEM MUDAR



É verdade que toda carne precisa morrer na presença da sua glória, mas também é verdade que tudo que é do Espirito vive para sempre na Sua glória. A parte eterna do seu ser que realmente quer viver pode viver para sempre, mas primeiro a sua carne precisa morrer; ela o separa da glória de Deus. Você provavelmente está preso em uma luta entre a carne e o espirito ao ler estas palavras, mas é hora de simplesmente ir em frente e dizer a Ele: "Senhor, quero ver a Tua glória." O Deus de Moisés está disposto a Se revelar a você, mas esta não será uma benção barata. Você precisa se deitar e morrer. Ele só pode Se aproximar se você estiver disposto a morrer.

Você precisa se esquecer de quem está a sua volta e "quebrar o protocolo". Deus está interessado em redefinir o que chamamos de "igreja" , e está procurando pessoas que estejam ardente de amor em busca do seu coração. Ele quer uma igreja de Davis que sejam segundo o Seu coração e nao que estejam apenas em busca das suas mãos.

Você pode buscar a Sua benção e "brinquedos", ou pode dizer: " Não, papai, eu não quero apenas as abençãos, eu quero a Ti. Eu quero que Tu te aproximes. Eu quero que toques em meus olhos, em meu  coração, em meus ouvidos, e que me transformes, Senhor. 

Estou cansado de ser como sou, porque se eu puder mudar, então as cidades também podem mudar.

#AMEGERAL

Tiago Lima

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ELE PROMETE DAR FORÇAS A VOCÊ

Pois é galera, quanto tempo não venho aqui, tenho tantas coisas para compartilhar com vocês!!! Quantas maravilhas o Senhor fez nesse tempo!!!

Tem sido dias tão difíceis pra mim, mas em meio as lutas e as dificuldades vejo o agir de Deus e o cuidado dEle por mim. 

Hoje estava muito triste, mas Deus veio e me acalmou! Me deparei com uma música que falava exatamente o que eu estou sentindo, e ainda recebi uma mensagem do Patrick Neri que veio diretamente de Deus. 

Segue a música e a mensagem:



"... 25. Estou derrotado e caído no chão; de acordo com a tua promessa, dá-me novas forças.
26. Contei tudo o que tenho feito, e tu me respondeste; ensina-me os teus mandamentos.
27. Ajuda-me a compreender as tuas leis, e eu meditarei nos teus maravilhosos ensinamentos.
28. É tanta a minha tristeza, que estou me acabando; dá-me forças, como prometeste.
29. Não me deixes seguir o caminho errado; com a tua bondade, ensina-me a tua lei.
30. Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens.
31. Ó SENHOR Deus, tenho seguido os teus ensinamentos; não me deixes passar pela vergonha do fracasso.
32. Eu me apresso em obedecer aos teus mandamentos porque assim tu me darás mais entendimento.
(Salmos, 119)


ELE PROMETE DAR FORÇAS A VOCÊ...
Você está tendo um daqueles dias mais que horríveis? Você simplesmente quer parar o mundo e dar o fora. Nada faz sentido. Nada ajuda. Você luta contra as lágrimas. Você está dominado pela tristeza e pela dor. Possivelmente, ninguém poderia entender. Talvez ninguém mesmo entenda - a não ser Deus.
Deus promete dar forças a você nas suas horas mais difíceis. Peça a Ele de todo seu coração. Ele vai dar aquilo que é melhor pra você e lhe mostrar o caminho a seguir. Ele vai secar as suas lágrimas. Ele carregará o seu fardo pesado. Ele é muito melhor nisso do que você. Confie nos braços fortes de Deus. E descanse.

Olhe e comprove: MT 11.28-30; RM 15.4; 1TS 5.11  ..."


Compartilho isso com vocês pra que os fortaleça e para que se encham de esperança. Pois Deus é o nosso consolador. 


Deus abençoe!!! Para Deus nada é Impossível!!!!

JYA