sexta-feira, 28 de maio de 2010

Qual é a música?


Recebi muitos pedidos pra falar sobre musica aqui no blog, então resolvi pesquisar e dar a minha opinião sobre o assunto, lembrando q a minha opinião é sempre com base na palavra do Senhor. Eu andei olhando alguns sites e livros sobre isso e fiz um balanço do q eu acredito. Peguei um pouco de cada... e olha no q deu. Deixe a sua opinião tbm, ok?
   Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Precisamos ter cuidado em selecionar as músicas que ouvimos (sejam seculares ou não), bem como as letras que essas músicas nos transmitem; precisamos discernir que efeito este conjunto (letra e música) terá sobre a nossa mente e a nossa vida espiritual. Mas, da mesma forma, quando questionados sobre assuntos espirituais, precisamos fugir da resposta simplista de que, sendo da igreja, é certo, não sendo da igreja, é pecado. Existem mais coisas que precisam ser consideradas na questão da música secular ou não. EU por exemplo não curto a musica “Eu quero de volta oq é meu” “ Lembra Senhor”- acho um absurdo pedir alguma coisa desse jeito pra Deus, pq nao é sincero se eu cantar isso, no meu coração eu sinto q nao sou digno de erguer a minha mão e a minha voz pra cantar dessa forma, pedir algo pra Deus além de misericórdia e perdão. Pq? Pq eu sou podre, indigno. Se tenho algo é pela graça de Deus, e não pq mereço- Cada música precisa ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos, seus resultados. Esses resultados, precisamos nos lembrar, tem conseqüências eternas!
Acho q ainda não consegui ser claro em responder se é pecado ou não ouvir musicas seculares né?
Na verdade, não é possível responder à pergunta sobre o ouvir músicas seculares com um mero "sim, é pecado" ou "não, não é pecado"; a questão é um pouco mais complexa. Primeiro, podemos perguntar: O que é pecado? A primeira resposta que nos vem à mente é o texto de I João 3:4 - "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei."

Galera não to aqui pra ser polemico, nem pra ser do contra, to falando de bíblia e fugindo da hipocrisia.

Não vou dizer aqui que musica "secular" é pecado, pq nao é. Só vou dizer o que penso: é algo que não me aproxima de Deus. E "quem não ajunta, espalha" (Mt 12:30b) em outras palavras: não rola ficar no neutro, e é bem burro de nossa parte desperdiçar tempo com coisas que não vão nos acrescentar em NADA.
Tem muita gente na igreja com esse pensamento idiota de que a musica secular não te leva a se distanciar do Senhor. Meu irmão, aprenda a ser sincero com vc mesmo. Pq q quando ele se desvia do caminho do Senhor só consegue assistir coisas seculares? Deve ser pq a mente dele viciou naquilo q o levou para o abismo. Vc sempre acha  q uma musica não vai corromper os seus valores...
Eu sou sincero em dizer q já foi muito sacrificante largar essas coisas, eu curtia muitoOOO... Esses dias cheguei a baixar um CD por curiosidade da Sandy, acredita q só ouvi uma vez depois deixei pra lá!! Pq? Não pq é pecado, mas pq parou de fazer sentido na minha vida, não é oq to vivendo, saca? "Perdeu o brilho"

Não dá pra mascarar coisas que são claras, óbvias. Mto menos ficar falando "esse dá pra ouvir, esse não dá", na boa... pára de peneirar cocô e vá ler a bíblia. É o mais esperto q vc pode fazer por vc mesmo.

Tbm não vou dizer que Jogar futebol e ir ao cinema não é legal pq não me aproxima de Deus. Entretenimento é legal, mas não precisa ir no oba oba e colocar tudo nessa caixa do "tô só me divertindo". Divirta-se, mas VIGIA. A gente não deveria se divertir com coisas que deveriam fazer a gente se desesperar.. como por exemplo todas essas letras de música recheadas de gritos de socorro nas entrelinhas. Ao invés de ser luz pra essa galera que ta pedindo ajuda, a gente canta o refrão com elas. Triste né?
Se engana que o diabo gosta.

Cuidado com as entrelinhas, galera, cuidado com as brechas. Não to aqui dando uma de melhor pra cima de ngm, pq essa é uma luta minha também. "Se você enche um copo com suco de laranja, cheio de suco de laranja será. E se você encher a sua mente com a porcaria do mundo, cheia de porcaria será. E isso fará efeito no seu relacionamento com Jesus."

O diabo é macaco velho cara, ele é esperto. Isto explica-nos porque a música pode ser usada eficazmente tanto para o bem como para o mal. O Senhor revelou-nos que "a música é uma bênção; mas é muitas vezes usada como um atrativo de Satanás para enredar almas. " (Ellen G. White) "Assim aquilo que é uma grande bênção quando devidamente usado, torna-se um dos mais bem sucedidos fatores pelos quais Satanás distrai a mente do dever e contemplação das coisas eternas."

Tem gente que diz que música é música, e não existe "música secular", e já perdi a conta de qntas vezes ouvi argumentos como "O diabo não é dono de nada, me deixa ouvir meu nirvana"

Cara, ele não é dono de nada mesmo, mas ele consegue alguns minutos dos seus ouvidos, ouvindo suas mentiras, curtindo essas mentiras, e pior: acreditando nelas. Música, envolve, distrai... e foi tipo cantando que o diabo convenceu varias pessoas a fazerem cagadas.

Deus está, desde o principio separando as coisas. Desde lá de Gênesis, onde Ele fez separação entre Luz e Trevas, passando por Jesus, que veio pra nos separar do pecado, até os dias de hoje, quando Ele precisa que nos separemos do mundo para conseguir se relacionar conosco como AMIGOS.

Afinal, onde começou a bagunça toda? Quando o homem foi contra isso. O perigo começa quando a Eva morde a maçã, era tipo "não dá nada não, não tem nd a ver" e deu no que deu. Era pra ser separado, o homem resolveu juntar, pq, afinal.. "o que é que tem de mais?"

Saca?

Questione-se amigo. Vc não vai conseguir por muito tempo inventar teorias pra sustentar a sua verdade. Ou vc engole o que É verdade (Palavra de Deus) ou vc ta entrando num ringue pra ser nocauteado.

"...E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)



 AME GERAL


8 comentários:

  1. Muito bom post ..
    Quantas vezes eu tambem já não me peguei cantando músicas mundanas, até mesmo músicas que foram criadas depois de eu ter passado a ter uma vida com Deus de Fato e de verdade, de tanto que elas tocam por ai, eu acabei aprendendo a letra .. Mais logo depois eu peço perdão pra Deus, E Confesso que não há nada melhor que uma adoração para Ele. É uma coisa que te faz bem, e que deixa o Senhor Feliz .
    Não há nada melhor do que sentir a Presença de Deus em nossas vidas !

    ResponderExcluir
  2. Acho que ouvir músicas que não falem de Deus é considerado pecado. Tal como você escreveu, tem que ser analisada.. se falar em matar, sangue, suicídio ou sexo... é logo para colocar de lado.

    Mas o pecado está vibrarmos com as músicas, com os cantores..

    Só devemos vibrar com Deus, e quando vibramos com os cantores, estamos a tê-los como ídolos para nós.

    Ir a uma discoteca é algo que considero mau...
    Nós somos da Luz, temos de andar enquanto é de dia.. Discoteca é totalmente das trevas, há álcool, há possibilidade de "paquera"..

    Paulo dizia: Tudo posso, mas nem tudo edifica.

    Deus não nos proíbe de nada.. mas... A carne milita contra o Espírito.

    ResponderExcluir
  3. Interessante você citar que ouvir música "mundana" pode ser ruim, mas cinema pode?

    Se tanto um quanto outro é uma forma de entretenimento, seria então o entretenimento uma forma de não adicionar nada e se afastar de Deus?

    Aliás, será então que, já que o entretenimento mundano te afasta de Deus, devemos nos entreter DENTRO da igreja, com festas bailes e afins? E será que esta prática não tornaria a igreja em um espaço de entretenimento ao invés de um espaço para conhecer, adorar e ter comunhão com Deus?

    Veja por exemplo, pessoas que estudam música, e são da igreja, elas devem apenas se involver com música cristã? Mesmo que o envolvimento com música secular não seja uma forma de entretenimento, mas uma forma de pesquisa e estudo, ela deveria se afastar da música secular?

    Como você mesmo disse, meu amigo, até na música cristã temos coisas estranhas que devemos analisar. Logo, acredito que também na música geral também devamos analisar um pouco, pois nem tudo é cocô (usando suas palavras). Convenhamos que funk axé pagode e até mesmo roque não contribuem em nada bom para nossas vidas. Mas o que dizer da música clássica? Da boa música erudita ou popular? É porcaria também?

    Aquele abraço meu amigo, fica meu questionamento aqui no site, mas qualquer coisa a gente troca uma idéia pessoalmente. Saudades de vocês do projeto!

    ResponderExcluir
  4. Sei lá, eu não acho que tenha muito a ver.
    Tipo, se for assim, a gente não pode ver tv, nem assistir filme, nada! Se é pra se privar de musicas seculares tem que se privar de tudo que é secular, nunca ir ao cinema, não sair na rua, até ir pra igreja vai se tornar perigoso pqe, no caminho até lá nos vamos ver autdoors com mulheres seminuas, palavras promíscuas pixadas na parede, enfim! Que tipo de filme eu posso ver? Só os bíblicos? E livros? Quais livros eu vou ler? O mundo é pecado, não dá pra viver tão separado assim! Então eu só posso ter amigos crentes? Eu não vou sair pra comer pizza com meus amigos por que eles bebem? Eu não vou sair com o pessoal da minha igreja por que do lado da mesa onde a gente senta vai ter gente bebendo? Eu não sei, há controvérsias aí. Isso não me convenceu não. Acho que é muito questão de interpretaçao. Eu acho que, uma pessoa sem Deus pode ver maldade até mesmo em uma música evangélica, é muito questão de ponto de vista também. Pra quem não está firmado na rocha, e leva uma vida espiritual frouxa, qualquer musiquinha secular pode gerar consequencias, mas não vai ser uma musica que vai servir de barreira pra impedir que Deus derrame graça sobre uma vida. E claro que, não devemos viver pensando nisso e colocar musicas filmes livros ou o que for na frente de Deus.
    Outra música que se vista com olhos maldosos pode se tornar subversiva é aquela "acende o fogo em mim". viu só? Uma música evangélica! Agora me diz, será que a maldade estava na cabeça do compositor, ou simplesmente nós, que nos preocupamos mais em ver coisas más em algo que é, em tese, bom? É isso!

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho minhas dúvidas a respeito desse assunto. Por exemplo, se estamos gastando mais tempo com coisas seculares (filmes,músicas, livros,jogos) do que com as coisas de Deus (orações, cultos, louvores), é por que alguma coisa está errada!
    Mas eu não acredito que toda musica secular deva ser crucificada dessa forma! Infelismente a maioria delas trazem mensagens subliminares, trazem maldade, promiscuidade, mas não podemos generalizar né!
    Esse tipo de música em nada acrescenta à nossa fé, porém, músicas realmente boas nos acrescentam culturalmente, assim como um livro ou um filme.
    Intretenimento é importante! Não há nada de errado com a música em si, é a natureza humana que peca até mesmo na hora de interpretar a bíblia, por isso vemos tantos crentes desviados. O modo como entendemos certas coisa é que fazem com que essas coisas se tornem maldosas. Não é questão de peneirar cocô não. Sem hipocrisia gente, passar o dia inteiro lendo a bíblia? A pessoa fica até bitolada! Nem Deus quer que façamos isso! A gente também tem que viver né! Assistir um filme, se divertir, jogar um video game, ler um bom livro, isso também faz parte.

    ResponderExcluir
  6. -Não me acho velha mais sei lá acho que,depois de uma certa idade adulta eu passei a gostar de coisas que antes eu jamais gostava.Recentemente (2010) descobri uma paixão incrível por livros religiosos(católicos e evangélicos),que antes não existia,se alguém dissesse para mim quando eu tinha 15 anos que hoje aos 23 anos eu gostaria tanto de leitura religiosa eu chamaria essa pessoa de louca varrida.Acho que maldade está na cabeça de cada um,eu acho errado as pessoas evangélicas e católicas ouvirem só musicas religiosas,tem muita música boa hoje em dia que vocês podem ouvir que não vai fazer mal nenhum.Obvio que tem música que gostariámos de não ouvir,eu mesmo,não gosto mais de funk,acho insuportável,mais infelizmente eu moro em frente a uma escola pública e a todo momento quando saio de casa escuto aqueles celulares altíssimos tocando musica de apologia ao crime e a sexo.Acho um exagero a pessoa cantar uma música normal que não tenha nenhum tipo de apologia e indecência e pedir perdão a Deus por ter cantado sem querer a música.Já acho isso um exagero horrível.

    ResponderExcluir
  7. musica é um assunto polemico mas mto importante de ser discutido

    ResponderExcluir
  8. Ahh é verdade, nos temos que ouvir aquilo que nos convém.

    ResponderExcluir