terça-feira, 25 de novembro de 2014

PRUDÊNCIA E INSENSATEZ


"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

- Mateus 7:24-27

Os dois primeiros versículos falam sobre a nossa prudência ao ouvir e praticar a palavra do Senhor. Podemos perceber que o homem prudente não é aquele que apenas ouve a palavra, mas aquele que pratica.
Não adianta sabermos muito das Escrituras se não colocarmos nada desse conhecimento em prática.

“Mais vale um grama de amor do que uma tonelada de conhecimento.”

Sabe por que ainda somos atingidos por certas coisas? Simplesmente porque não praticamos o que sabemos. Aquele que ouve e pratica a palavra do Senhor é capaz de suportar toda e qualquer adversidade. Eu quero dar um exemplo rápido aqui, comparando a “casa” citada no texto bíblico com o nosso coração. Se a casa estiver edificada sobre a rocha, a menina que perde o namorado vai ficar triste sim, mas não vai desmoronar, a sua vida não acaba. O vento é forte, mas não derruba a casa, pois ela ouve e pratica a palavra do Senhor.

Outro exemplo muito bom e digno de ser citado é a tentação sofrida por Jesus no deserto. Jesus colocou a palavra em prática e ali venceu o diabo.

Eu quero finalizar citandos os dois últimos versículos, onde aprendemos que o homem insensato é aquele que ouve as palavras do Senhor e não pratica. Infelizmente é isso que acontece com a maioria de nós nos dias de hoje. Somos “mestres” em conhecimento da palavra de Deus, mas na hora de colocarmos em prática falhamos na maioria das vezes. Não adianta saber e não viver. Não adianta aconselhar e não praticar. 

Que a cada dia nós possamos ser moldados pela palavra do Senhor! Que sejamos prudentes, e não insensatos. Que o Senhor os abençoe, amém!

CAIO DANTAS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ALINHAMENTO À VONTADE DE DEUS

Graça e paz, irmãos!


Muito prazer, eu sou novo na equipe e sou colunista nos dias de Terça-Feira. Meu nome é Caio Dantas, como vocês puderam ver mais acima. Eu tenho 24 anos, e congrego na Igreja Batista Central em Nova Pavuna – IBCNP, e moro aqui no Rio de Janeiro, bairro da Pavuna mesmo. Faço parte da liderança dos jovens como líder de evangelismo; faço parte do ministério de teatro dos jovens e sou professor dos juniores no Departamento Infantil. Que o Senhor os abençoe a cada postagem. Estamos juntos para a honra e glória do Senhor!

Vamos ao post de hoje ...


“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo”?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
-
Isaías 58:6-7

          Não, o Senhor não deseja que você se preocupe com coisas fúteis e tolas. O Senhor não deseja que você viva pensando em coisas terrenas. Coloque o seu coração no Senhor, pois Ele tem cuidado de vós. Não podemos dizer que amamos a Deus se não amamos o nosso próximo. Deus não se importa com o que temos, e sim com o que nós somos.

          Não temos mais tempo a perder, não temos mesmo. A natureza criada aguarda com grande expectativa a manifestação dos filhos de Deus. É chegada a hora em que filhos de Deus vão ser revelados! Estamos cansados de ficar dentro dos nossos templos, nos bancos confortáveis, desfrutando do nosso maravilhoso ar condicionado, com o culto rolando e esquecendo as mazelas sociais em que as pessoas vivem lá fora. Precisamos de uma renovação de mente! Deus deseja que a nossa igreja local seja relevante para a sociedade. 

Que diferença temos feito como igreja na localidade onde estamos inseridos? As pessoas estão gemendo lá fora, sofrendo, angustiadas, oprimidas e porque ficamos dentro dos nossos templos buscando avivamento e o sobrenatural? 

Deus não vai trazer um avivamento sobre nós enquanto não nos alinharmos à vontade de Deus e correspondermos ao chamado que Ele tem nos feito. Muitas vezes temos buscado tanto o sobrenatural que esquecemos o lado humano. Jesus não veio como Deus, Ele veio como ser humano.

“Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar.”
-
1 Timóteo 6:7

          É tempo de alinhamento, tempo de corresponder ao chamado do Senhor.

É tempo de termos um relacionamento com o Senhor a ponto de nos parecermos cada vez mais com Ele. Se amarmos ao Senhor vamos amar ao próximo. Tudo começa em nosso relacionamento com Deus, e eu creio que se temos falhado com o próximo é porque temos falhado primeiramente com o Senhor. Mas eu não estou aqui somente para falar isso a vocês, pois a mensagem primeiramente veio ao meu coração. O objetivo desse texto é mostrar que ainda há tempo, que nunca é tarde! Deus não se importa com o que passou, Ele apagou os nossos pecados e jogou no mar do esquecimento. O que importa para o Senhor é o agora, e o daqui pra frente.

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”
-
Tiago 4:17

          A minha oração é que o Espírito Santo possa tocar no teu coração ao ler esse texto. Muitas vezes você vai demonstrar mais a sua espiritualidade sendo humano. Não se esqueça de quem está ao seu lado, não fique buscando chuva de pó de ouro na sua igreja, isso não é avivamento. Como o Pr. Alan Basílio diz, avivamento é o marido largando as suas três amantes e voltando para a esposa, é o filho largando as más amizades e drogas e voltando pra casa chorando e pedindo perdão para os pais. Que a nossa preocupação seja a mesma que a do Senhor Jesus, que sejam as vidas.

Se você quer investir para seis meses, plante milho. Se for para dez anos, plante árvores. Mas se quiseres investir para eternidade, invista em vidas.”

Quero terminar com o seguinte texto bíblico:

"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’ "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
-
Mateus 25:34-40

Que Deus abençoe a todos, e que Cristo possa ser o nosso modelo perfeito.

Caio Dantas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PARA O ALTO E AVANTE


Não, eu não sou a única pessoa que passou por esse blog e que pelo menos uma dúzia de vezes na vida achou bem complicado conciliar as coisas superiores com as coisas terrenas. Quando eu falo coisas superiores, eu falo desse lance de você pensar um pouco mais em Deus, tentar ficar mais “zen”, se importar com coisas mais nobres, entender que nem tudo precisa ser uma sangria desatada. É realmente difícil você viver num mundo onde o seu próximo não se alegra com as suas vitórias, e ainda assim, levar uma vida ligada “nas coisas do alto”. Aliás, o fato de Deus estar no céu muitas vezes faz com que a gente sinta ele distante. É ou não é? Eu tenho certeza que eu não sou a única pessoa que sente isso.

Ok, Deus está dentro de nós, ele se move através de nós e coisas boas acontecem, mudanças, milagres, transformações mesmo. Mas eu confesso pra você que as vezes é bem complicado pensar em Deus e em sua infinita luz, quando o perrengue tá comendo solto aqui embaixo, na rotina cansada de nós, meros mortais.

Ainda assim, não me parece uma sacanagem a recomendação de colossensses que diz “pense nas coisas do alto”.

Eu fico pensando nisso, e não há como não ser paradoxal. É quase aflitivo lidar com situações humanas como dores, faltas, invejas, necessidades, vinganças e medos, e ainda ter o dever de pensar nas coisas do alto. As vezes dá vontade de falar para Deus “pô, não vê que eu já me ocupo demais pensando e tentando resolver a minha vida e os meus problemas enquanto você me pede pra pensar em coisas do alto que mais parecem uma espaço virtual de emoções do que um mundo espiritual?”

Por que será que a gente coloca tanta palavra e opinião nas coisas que não precisam disso?

Quando você lê “pense nas coisas do alto” a mensagem não é de maneira alguma uma recomendação para que você se torne um alienado com torcicolo, de tanto olhar para cima.
O que a bíblia quer dizer afinal? 
                               
Quer dizer que pensar nas coisas do alto te ajuda a resolver as coisas de baixo.

Quer dizer que pensar nas coisas do alto é útil para que você não gaste todos os seus sentimentos com coisas baixas, prováveis, iguais, terrenas.

Mas o melhor de tudo, é que essas tais coisas “do alto” não são um passatempo criado por Deus para que você consiga pelo menos uma vez por semana esvaziar a sua mente. Não! Pensar nas coisas do alto é só pra quem sabe que no alto acontecem coisas que aqui embaixo não acontecem.

Quem pensa no alto tem sempre pra onde ir, porque do alto é que vêm os caminhos que Deus cria. Pensar nas coisas do alto é ter afinidade com Deus. Uma afinidade tão grande, que você pode até continuar andando por aqui, com os pés no chão.

Ele desceu para aqueles que têm medo de altura. E subiu para aqueles que querem saber como caminhar aqui embaixo.


Tiago Lima

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EU TE AVISEI.


Duas amigas conversando sobre relacionamentos, baladas e drogas.

“- E aí tem ido a alguma boate se divertir e tal?
- Até que não, eu tava indo, mas tava rolando muita droga e tal, e num era coisa leve não, droga pesada.
- É a galera vai pra ser divertir e usa tudo; o que precisar pra ter onda as pessoas usam, mas sabe o que eu tava reparando e pensando esses dias? A maioria das pessoas que usam drogas são patricinhas, playboys...
- É menina só coisa braba, usam tudo, e usam muito porque têm dinheiro...
- Tem uma amiga minha que eu ia com ela direto pra balada, mas depois que ela terminou o namoro dela, ela ficou mal e começou a usar muita droga, beber muito, aí eu me afastei, parei de sair com ela.
- Ah, mas eu não acho que um termino de namoro, morte de familiares, seja desculpa pra se enfiar nas drogas não, a pessoa usa porque quer, porque tem vontade, não adianta culpar os acontecimentos da vida não, cada um faz o que quer. “
(Baseado numa conversa real)


As pessoas têm mania de julgar as outras e isso todo mundo já sabe, ao falar isso eu já estou fazendo um julgamento, mas a questão é: Como alguém pode afirmar com tanta convicção que a morte de um ente querido, ou até mesmo o termino de um namoro que marcou a sua vida não pode influenciar no seu comportamento, te tornando mais fraco e bem mais vulnerável?

Eu acho sinceramente que nós deveríamos pensar mais uns nos outros, pensar mais em soluções e formas de ajudar as pessoas antes de criar um julgamento, uma generalização dos fatos. 

É fácil falar que fulano é fraco, falho, é fácil condenar alguém que errou, até o dia que esse alguém for você, deve ser muito bom ser perfeito e poder julgar todo mundo, mas perfeito só existe Um e Ele não julga ninguém, Ele não aponta o dedo, o que Ele faz é dar outra chance de seguir em frente, outra chance de acertar e mesmo que você nunca tenha acertado, nunca tenha feito nada de bom, Ele que é perfeito acredita em você e acredita que se até agora você errou é porque um dia você vai acertar.

Julgar menos e amar mais, essa é a máxima que todo mundo deveria seguir, clichês como: Mais amor, por favor, são excelentes, deveríamos praticar isso ao invés de julgar, não podemos julgar ninguém e julgamos tudo e todos, não sabemos nada sobre nada e agimos como conhecedores de tudo e donos da verdade.

Cara, esse papo aqui vai além de religião, além de acreditar ou não em Deus. Estender a mão pro mais fraco, auxiliar o menos favorecido, ao invés de criticar e apontar os motivos/erros que o fizeram chegar aquele estágio, você não é nada, você é só mais um a julgar e isso não terá fim se você não acordar e entender que você é tão errado e falho quanto o cara que você aponta o dedo e julga pela aparência, pelo passado, pelo vício, pelas perdas, pelos erros e pelos acertos.

Quanto tempo faz que alguém te pede ajuda, qualquer tipo de ajuda e você nega mesmo podendo ajudar? Sabe o que é o pior disso tudo? É que você não ajuda e não diz com sinceridade que simplesmente não quer ajudar, você nega a ajuda e inventa um motivo pra não ajudar, porque aí todos vão ver que eu só não ajudei porque estava realmente ocupado com algo nobre. Você não quer, mas poderia fazer isso, você poderia simplesmente doar um pouco do seu tempo e ajudar alguém que precisa alguém que pede sua ajuda, mas você simplesmente mente e prioriza as coisas erradas e quando esse alguém que você julga mais fraco e mais pecador que você cai você apenas aponta o dedo e diz: EU TE AVISEI!

Pra fechar vou deixar um trecho da bíblia que tá em Mateus 11: 28-30

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, meu fardo é leve (E O BARATO É LOCO).

Até semana que vem, galera!!



HEY! HO! LET’S GO!


Tiago de A. Almeida

domingo, 17 de agosto de 2014

BESTIAL


Devemos encarar  o fato de que há algo bestial dentro de cada um de nós. Algo bestial que nos leva a fazer coisas que surpreendem até a nós mesmos. Você  já não se surpreendeu? Já não refletiu sobre um ato e perguntou: “O que deu em mim?”

A bíblia tem uma resposta de seis letras para esta pergunta: P-E-C-A-D-O. 

Há algo ruim dentro de cada um de nós. Em termos teológicos, somos “totalmente depravados”. Embora feitos a imagem de Deus, nós caímos. Somos corruptos, em nosso intimo. O próprio centro do nosso ser é egoísta e perverso. Davi disse: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Qualquer um de nós poderia dizer menos? Cada um de nós nasceu com uma tendência para pecar. A depravação é uma condição universal.

Alguns discordariam destas fortes palavras. Olham em volta e dizem: “comparado as outras pessoas, sou uma pessoa decente.” Você sabe que um porco poderia dizer algo similar. Poderiam olhar para seus companheiros e dizer: “Sou tão limpo quanto os demais.”  Comparado aos humanos, porem, o porco precisa de ajuda. Comparados a Deus, nós também precisamos de ajuda. O padrão para a pureza não é encontrado nas casas dos porcos ou na terra, mas no trono do céu. O próprio Deus é o padrão.

Somos animais. Nossos atos são feios. Nossas ações são escabrosas. Não fazemos o que queremos fazer, não gostamos do que fazemos, e o que é pior – sim, há algo pior – não podemos mudar.

Tentamos...oh...como tentamos. Mas “pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podeis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” (Jr 13.23)

Ainda discorda? Ainda acha que avaliação é severa demais? Se a sua resposta for sim, aceite este desafio. Pelas próximas vinte e quatro horas leve uma vida sem pecado. Não peço uma década irrepreensível ou um ano ou até mesmo um mês perfeito. Apenas um dia. Você consegue fazer isto? Consegue viver sem pecado por um único dia?

Não? Que tal uma hora? Você poderia prometer que durante os próximos sessenta minutos só terá pensamentos e ações puros?

Ainda hesitante? Então que tal os próximos cinco minutos? Cinco minutos de uma vida livre de preocupação, de ira, e generosa? Você consegue fazer isso?

Não? Nem eu.

Então temos um problema: Somos pecadores, e “o salario do pecado é a morte.” (Romanos 6.23)

Temos um problema: não somos santos, não temos “ a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.” (Hebreus 12.14)

Que pecados você precisa confessar em sua vida?

Separe um tempo para estar diante de Deus e pedir-lhe perdão. Lembre-se que o Senhor conhece seus pensamentos, suas ações, tudo o que você tem feito. Nada há que possa apresentar diante dele que o deixará chocado. Peça perdão e receba sua graça e misericórdia com gratidão.

Tiago Lima

AME GERAL!