quinta-feira, 28 de junho de 2012

HORÁRIO NOBRE


‘’ A televisão me deixou burro, muito burro demais. ‘’ (Titãs – Televisão – 1985)

Nessa ultima semana, principalmente nesses últimos dias, fiquei pensando na quantidade de tempo que eu tenho gastado assistindo TV, ou simplesmente com ela ligada pra servir de passatempo, distração... Já há algum tempo que aonde você chega existe uma TV ligada pra ‘’amenizar’’ a longa espera que você vai ter que enfrentar nas filas de atendimento e outros lugares não menos desagradáveis; a cada dia tenho mais certeza que muitos de nós estamos virando robôs sem vontade própria e sem entender muito o que acontece ao nosso redor, e isso se deve em grande parte a nossa devoção a TV.

      Próximo á minha casa tem um bar, ou melhor, tem vários bares, mas enfim, quero falar de um em especial, quando eu passo por aquele bar vejo verdadeiros zumbis – e não falo só pelo efeito do álcool – pode até soar machista o que eu vou falar agora, mas toda quarta que eu passei por ali ao invés deles estarem assistindo ao futebol estavam assistindo a novela, qualquer novela ou seriado, além daquele bar EU NUNCA vi isso em outro bar nenhum, vários homens, torcedores, em plena quarta-feira (pra quem não sabe, quarta-feira é um dia clássico de futebol na TV) assistindo novela-alguém dirá: - Ah, deixa de ser machista cara! Homem pode preferir novela a futebol, isso pode acontecer. – Sim, isso pode acontecer, mas nós temos de convir que a maioria, a grande maioria prefere futebol, será que viraremos zumbis, robôs, qual o termo mais adequado pra tal alienação?

         Os canais de televisão brigam desesperadamente por audiência e nós assistimos a essa briga tomando a cerveja indicada pelo comercial, aquele comercial barato e sem graça que nós já decoramos todas as falas. 

Lemos menos livros, ouvimos menos discos, assistimos menos shows ao vivo, mas assistimos mais novelas, reality shows, seriados americanos ou não.

       E quem é cristão ou já frequentou alguma igreja que o pastor estava pregando e deu aquela alfinetada em quem faltou o culto de domingo pra ver a final do campeonato? Ou alfinetou aquela mina que saiu mais cedo do culto com a desculpa de que ia ter que trabalhar cedo no dia seguinte, mas estava mesmo era preocupada com a novela que estava pegando fogo?

         O fato é que não podemos abrir de cultura NUNCA – não podemos abrir mão de nenhum tipo de cultura – mas a até quando isso nos impede de viver? Até quando essa cultura nos acrescenta alguma coisa?

       É comum e parece até que virou moda dizer que a televisão hoje em dia não presta, mas deixar ela desligada um único dia sequer ninguém deixa.

     Esse assunto é longo e polêmico, espero falar mais dele em futuros posts meus aqui no Projeto, aguardo as críticas, dúvidas e outras manifestações de vocês leitores. - Desligue a TV e vá ler um livro/ouvir um disco/brincar com seu filho...

Deus abençoe geral e até quinta feira que vem!

‘’ Hey, Ho, Let’s Go! ’’


Tiago Almeida

5 comentários:

  1. Antes por hábito mesmo eu ligava a TV só por ligar e outras vezes passava horas e horas de frente a ela vendo qualquer coisa. Faço minha as palavras de Rodolfo Abrantes "baita perda de tempo".

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, a tv talvés algum dia tenha sido algo "legal" e que usamos somente por "distração". E a novela e vários outros programas não passam de "distrações", pelo visto o plano de Satanás tem tido grande êxito! Distrair o povo de Deus!

    ResponderExcluir
  3. interessante e polêmico o post!!!! cara realmente a teve da minha casa já ficou por muitas vezes ligada, sem uso nenhum!!! faço minha as palavras do Rodolfo e da Hânycka!!!!

    ResponderExcluir
  4. É realmente o seu post abre um leque de questões a serem discutidas; me chama atenção que você considere novela uma forma de alienação e 'salve' o futebol de ser taxado assim também, pra mim aquelas pessoas que ficam vidrados na TV sofrendo, chorando e até mesmo infartando são um bando de alienados assim como os noveleiros.. além disso só o fato de as pessoas estarem deixando de ir aos estádios pra ficar vendo futebol na televisão é um fenômeno de pura e simples influência midiática, enfim é muita coisa pra se falar em um comentário.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia a tecnologia está tão avançada, TVs de LED, TVs em 3D, finíssimas, 50 e não sei quantas polegadas, transmissão em FULL HD, Smart TV bláblá.. Mas a programação cada vez pior! Os "pastores", "apóstolos" que envergonham o evangelho e só ficam pedindo dinheiro a troco de "milagres".. Pornografia, Homossexualismo, Distorção de Valores, Distorção da Moral..
    Acredito que faz bem se distrair um pouco, ver um filme aqui, um futebolzinho ali.. Faz bem! Tem cada coisa interessante, sobre os animais, sobre a engenharia, sobre história! Tem muita coisa boa também.. Mas tudo tem que ser dosado. Nada a ponto de ser escravo daquilo, não só deixar de ir a igreja por isso (o que já é um absurdo), mas não fazer absolutamente nada pra não perder a novela, ou aquele programa, enfim..
    Mas também acho que hoje em dia o PC tem tomado muito o espaço da TV.. Mas isso aí já é assunto pra outro Post, né Tiaguinho?

    DEUS abençoe a todos nós! :)

    ResponderExcluir