sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CARGA PESADA


"Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: "Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!" (Números 11:4-6)

Neste momento os israelitas se queixavam do que estavam passando, da vontade de comer, pois no Egito eles tinham o que comer, mas eles eram escravos, e agora estavam livres porém com fome. Quantas vezes não nos encontramos como eles? Enxergamos apenas a situação do momento, reclamamos, e as vezes até queremos voltar as antigas práticas, de como éramos antes.

"Moisés ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda. Então acendeu-se a ira do Senhor, e isso pareceu mal a Moisés. E ele perguntou ao Senhor: "Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo? Por acaso fui eu quem o concebeu? Fui eu quem o trouxe à luz? Por que me pedes para carregá-lo nos braços, como uma ama carrega um recém-nascido, a levá-lo à terra que prometeste sob juramento aos seus antepassados? Onde conseguirei carne para todo esse povo? Eles ficam se queixando contra mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer!’ Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína". E o Senhor disse a Moisés: "Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os à Tenda do Encontro, para que estejam ali com você. Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho." (Números 11: 10-17)

Talvez hoje você esteja se sentindo como os israelitas, se queixando de tudo que está passando, ou talvez esteja se sentindo como Moisés, com muita responsabilidade nas costas. Parece até que não irá suportar, parece que Deus colocou algo maior doque você consegue carregar. Moisés chegou até a dizer ao Senhor "...mata-me...", e em algumas circunstâncias esta poderia ter sido nossa reação diante de tantas aflições e responsabilidades.

Mas Moisés falou com o Senhor, orou antes de tomar qualquer decisão e Deus falou com ele. Deus não nos desampara.

Por mais que esteja difícil, ou impossível para nós, como estava para Moisés. O povo queria comer, e como ele iria conseguir comida para tanta gente na situação em que se encontravam?

Mas o Senhor disse a ele, que ele não teria de assumir tudo sozinho. Deus não quer que você carregue tudo sozinho meu irmão.

Ele está com você, vê sua dificuldade, e vai te ajudar. Mas peça ajuda a Ele, ore antes de tomar alguma decisão, ou de achar que não tem mais jeito. Deus tem o melhor para nós.

E agora pra você que está sobrecarregado, eu deixo este versículo:
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso." (Mateus 11:28)

Deus nos abençoe!

JYA

Nenhum comentário:

Postar um comentário