segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ESPÍRITO SANTO: MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO

Não  julgue o artigo pelo título...Leia antes de tomar suas conclusões, no amor do Pai peço isso!!!


Bem, há tempos veio buscando entender mais a Figura do Espirito Santo ( 3ª pessoa da Trindade), o mais esquecido dos três, mas não o menos importante. Todos em sua individualidade e totalidade são um e por um agem: No Velho Testamento na figura de Senhor (Deus, pai, primeira pessoa), no Novo Testamento na obra de redentora de Jesus, o Cristo (Filho, segunda pessoa) e desde a ascensão de Cristo até os dias atuais o Espirito Santo ( O consolador, terceira pessoa.).



O primeiro passo para entendermos o título foi dado, mas o por que deste título tão chocante? Na verdade eu só escrevi o que muitos de nós fazemos com o nosso relacionamento com o Espirito Santo, Nosso Deus. Colocamos Ele, em uma coleira (como de cachorro) e e de vez em quando decidimos dar uma "voltinha" com Ele, experimentamos um pouquinho do que é um passeio com Ele, quando Ele se sente a vontade para correr, puxamos as rédeas levamos pra casa e colocamos Ele de novo na nossa caixa, isso quando simplesmente não o acariciamos depois de vários dias esquecido, sendo que na verdade o verdadeiro relacionamento com o Espírito Santo é soltá-lo da coleira e deixar ele pular, correr, dançar, brincar e estar perto daquela criança, faze-la sorrir e faze-la principalmente bem . Não quero escandalizar ninguém, não quero criticar o movimento pentecostal, neopentecostal, muito menos atingir os mais conservadores, com estas palavras fortes, este texto não tem o intuito de denegrir a imagem de Deus, do Espirito Santo, mas o contrário, valorizar e dar honra aquele que jamais será um bicho ou uma coisa em que podemos controlar.
Ao mesmo tempo que vejo uma onda de convergência entre os Pentecostais e os Tradicionais o que é cumprimento de promessa e me alegra muito, vejo duas igrejas mancas, de um lado, uma movida pelo emocionalismo, que aparentemente julgar ser o agir do Espírito Santo e do outro a exclusão do Espírito Santo do relacionamento em que o se alimentar da razão é o suficiente. Não quero aqui discordar de ninguém, mas quero dizer a todos, como digo a mim e busco experimentar a viver, que é um relacionamento verdadeiro com o Espírito Santo. De modo geral, todos temos desvalorizado a 3ª pessoa da trindade (e a que mora em nossos corações), temos esquecido que como em Atos diz, é por meio do Espírito Santo que os milagres acontecem, que a palavra de Deus se cumpre, que o evangelho é disseminado, enfim que nosso mundo gira. O Espírito Santo é peculiar e tem suas formas e maneiras de agir. Os três (Pai, Filho e Espírito Santo) se completam, a figura de Deus é dada na plenitude dos três.



Então por que desvalorizamos, esquecemos e colocamos na coleira o Espirito Santo? Simples! Por que não o conhecemos!!!

Pesado isto? Afirmarmos que conhecemos a Deus, sendo que nosso conhecimento é algo manco e incompleto. E ouso afirmar que quem Conhece o Pai mas nao conhece o Filho, e quem conhece o Filho e não conhece o Espirito, não conhece e não possui um relacionamento pleno com o nosso Deus trino.
 Conheçamos então nosso Deus esquecido:

A pergunta não é: “O que é o Espírito Santo?”; mas, sim: “Quem é o Espírito Santo?” Esta é a pergunta porque o Espírito Santo é um Ser, um indivíduo com personalidade, o terceiro membro da Divindade. Ele é mais do que uma força ou um poder; Ele é uma pessoa viva e celestial.

ELE É COMO UMA PESSOA


Todas as informações disponíveis na Bíblia apontam para o fato de que o Espírito Santo é uma pessoa divina. Ele tem as mesmas características pessoais que o Pai e o Filho.

  • Ele Tem os Atributos de uma Pessoa 
Os atributos do Espírito Santo indicam que Ele é uma pessoa viva, um indivíduo, em vez de ser simplesmente uma força:

1. Ele tem juízo: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo” (Atos 15:28a). 

2. Ele tem uma mente: “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito” (Romanos 8:27a). 
3. Ele se apraz (se agrada): “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Coríntios 12:11). 
4. Ele tem conhecimento. “Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:11b). 
5. Ele tem emoções (amor, tristeza, alegria): “Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Romanos 15:30); “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30); “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 1:6).


  • O fato de o Espírito Santo possuir essas características revela que Ele é uma Pessoa. 
          Ele Desempenha as Atividades de uma Pessoa
          O Espírito Santo age como uma pessoa e não meramente uma força. Ele pode fazer o seguinte:

1. Ele pode ensinar e lembrar: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26). 

2. Ele dá testemunho: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (João 15:26). 

3. Ele guia à verdade: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13a). 
4. Ele fala: “Porque não falará por si mesmo” (João 16:13b; veja também Atos 8:29; 11:12; 1 Timóteo 4:1).

5. Ele ouve: “Mas dirá tudo o que tiver ouvido" (João 16:13c).

6. Ele desvenda: “E vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16:13d). 

7. Ele impede: “Percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia” (Atos 16:6). 
8. Ele vivifica: “Esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio de seu Espírito, que em vós habita” (Romanos 8:11b).
9. Ele revela: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito” (1 Coríntios 2:10a; veja também Efésios 3:3–5). 

10. Ele perscruta (investiga): “Porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10a). 

11. Ele promete: “Isto para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse aos gentios, para que recebêssemos, a promessa do Espírito mediante a fé” (Gálatas 3:14, NVI; veja também Atos 2:33). 
12. Ele comunga: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Coríntios 13:13; veja também Filipenses 2:1).
13. Ele intercede: “... mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis... segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8:26, 27). 

14. Ele indica: “Investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo” (1 Pedro 1:11).
15. Ele convida: “O Espírito e a noiva dizem: Vem!” (Apocalipse 22:17a).

16. Ele guia: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4:1). “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14). 

Uma pessoa pode se envolver em cada uma dessas atividades, enquanto que uma simples “força” não pode. Por isso o Espírito Santo deve ser visto como uma pessoa.



ELE É DIVINO

O Espírito Santo é mencionado ao lado do Pai e do Filho, como sendo igual a eles, dividindo a mesma posição. As pessoas devem ser batizadas no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19). Paulo mencionou os três juntos, dividindo a mesma posição, em 2 Coríntios 13:13: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”. O Espírito, Deus (“o Pai”; 1 Coríntios 8:6) e o Senhor (“Jesus”; 1 Coríntios 8:6) são Os que administram os dons espirituais (1 Coríntios 12:4–6), os quais são dados segundo a vontade do Espírito (1 Coríntios 12:11).

As provas no Novo testamento mostram de maneira evidente e poderosa que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são seres celestiais distintos e individuais, da mesma natureza. Eles são unidos em um no relacionamento entre si e no serviço prestado ao homem.


Qualidades possuídas somente por Deus são atribuídas ao Espírito Santo. Observe cinco atributos que Ele tem em comum com o Pai e o Filho:

1. Ele é eterno. São bíblicas as afirmações seguintes a respeito da natureza eterna: 1) do Espírito Santo – “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo” (Hebreus 9:14); 2) do Pai – “Desde a antigüidade está firme o teu trono; tu és desde a eternidade” (Salmo 93:2); e 3) do Filho – “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hebreus 13:8); “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:11).

2. Ele é conhecedor de tudo. Esse conhecimento é discorrido na Bíblia em passagens concernentes: 1) ao Espírito Santo – “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10); 2) ao Pai – “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13); e 3) a Jesus – “Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2:24, 25).

3. Ele é todo-poderoso. Várias passagens bíblicas mencionam esse poder sobre tudo em relação: 1) ao Espírito Santo – “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lucas 1:35b); “Então, Jesus, no poder do Espírito, retornou para a Galiléia” (Lucas 4:14a); “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1:8a); 2) a Deus – “Porque para Deus não haverá impossíveis” (Lucas 1:37); e 3) a Jesus – “...Toda autoridade me foi dada assim no céu como na terra” (Mateus 28:18).

4. Ele está presente em todo lugar. A capacidade de estar presente em todo lugar pertence: 1) ao Espírito Santo – “Para onde me ausentarei do teu Espírito” (Salmo 139:7a); 2) ao Pai – “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que até os céus e o céu dos céus não te podem conter” (1 Reis 8:27a); “Ocultar-se-ia alguém em escon-derijos, de modo que eu não o veja? – diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor” (Jeremias 23:24); e 3) a Jesus – “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século” (Mateus 28:20b).

5. Ele tem poder criativo. Estas passagens bíblicas retratam cada membro da Divindade como sendo Criador: 1) o Espírito Santo – “...o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gênesis 1:2); 2) o Pai – “Ele fez a terra por seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus” (Jeremias 51:15); e 3) o Filho – “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 1:16).

O ESPÍRITO SANTO AGE EM NÓS



1. Ele nos liberta da lei do pecado e da morte (Romanos 8:2–8).
2. Ele nos fará ressuscitar (Romanos 8:11).
3. Ele nos ajuda nas orações (Romanos 8:26; Efésios 6:18).
4. Ele intercede pelo nosso bem (Romanos 8:26, 27).
5. Ele nos guia (Romanos 8:14).
6. Ele nos sela como um penhor para o dia da redenção (2 Coríntios 1:22; Efésios 1:13, 14; 4:30).
7. Ele tem comunhão conosco (2 Coríntios 13:14).
8. Ele nos dá acesso ao Pai (Efésios 2:18).
9. Ele fortalece a pessoa interiormente (Efésios 3:16).
10. Ele proporciona unidade (Efésios 4:3).
11. Ele nos santifica (2 Tessalonicenses 2:13).



Depois de TUUUUUUUUUUDOOOOOO isto, como limitarmos o Espírito Santo em uma gaiola, numa coleira, numa casinha, ou ao um movimento, ou ao emocionalismo, ou a só a razão? Que possamos lembrar sempre que O Espírito Santo é nosso Deus, e que Ele é bem maior e tudo muito mais do que nós, seres tão limitados e criados por Ele.
Que possamos refletir em quem Deus é em sua plenitude para nós

#AMEGERAL
#AMEGERALOESPÍRITOSANTO



Ryan Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário