segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VIRA-LATA



Hoje indo para igreja no ônibus eu me deparei com uma cena intrigante, ao primeiro olhar comum, mas pra mim Deus me levou longe naquele momento: Uma menina (18 anos mais ou menos) querendo entrar no ônibus lotado e quando digo lotado é lotado mesmo gente, sem espaço pra respirar. Uma mulher “bondosa”, e digo e afirmo ditada de uma bondade extrema (exagero eu sei)  disse ao motorista:” espera a menina entrar motorista”. Uma outra senhora perguntou: “mas onde você vai colocar ela?” A outra inconformada revidou: “O minha Senhora eu só estou fazendo o bem...”

Meu, pode ser tão simples, mas mexeu com minha cabeça isso. Até quanto e o quanto fazemos bem a pessoa. Quanto de nós temos amado as pessoas em Cristo Jesus? Até onde temos sido pilares e sustento na vida de outras? São muitas perguntas que me passam em minha cabeça agora, e se passam é porque Deus tem me confrontado a viver isto. A questão não é me expor nem te expor a quem faz o que e pra que. E Sim pensarmos juntos que Cristianismo esta totalmente ligado a servir, inclusive amar e sustentar aqueles que estão em dificuldades, passando por lutas, e até mesmos aqueles que são rejeitados por todos, taxados como estranhos, pecadores ou anormais.

Veja o que Jesus falou logo no segundo mandamento:

“O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:31)

Como é contraditório nossa vida neh!? Pensamos e buscamos o tempo inteiro solução para nossos problemas, alguma resposta divina para as nossas vidas e tantas coisas que esquecemos de olhar para o lado. Isto, pois achamos que nossas lutas e dores são maiores que a dos outros.     A Humanidade clama por pessoas que se unam para uma causa: ajudar, dar amor, ser como Cristo hoje, agora! Deixar diferenças de lado para a união de um propósito o de amar como Cristo nos amou.

Olhamos para a perda de cinco reais, mas o que é cinco reais perto de perder a vida por causa de um câncer? Ou o que é vida se aqueles cinco reais era o salário de um pai para sustentar a família no Timor Leste, Africa, Asia ou qualquer lugar que você possa imaginar. Quando vamos ser como o cãozinho vira lata da foto, que seu amigo estava lá morrendo, e ele simplesmente estava junto tentando levantar, ajudar, puxar para fora da pista, onde carros gigantescos passam na corrida contra o tempo, tudo por causa do egoísmo e do pensar só em si.

Sabe, o que às vezes as pessoas precisam não é muita coisa pra você, por exemplo, ser ouvida num desabafo, mas pode ter certeza que isto pode fazer a diferença na vida dela. Ou talvez seja necessário doar dinheiro, roupa ou o que for, para agirmos com amor.

Tanto amor, tanto amor, tanto amor que queremos que simplesmente não amamos. Te convido a fazer parte dos que amam por um dia ter sido amado por Cristo que se doou por nós, se doe, se entregue por alguém se amando primeiro. Faça propósitos de orações com algum amigo, peça a Deus pela vida dele, sonhos, planos, relacionamentos (seja familiar ou até amoroso), libertação, vida espiritual, faça isso. Troque experiências com pessoas que tem passado momentos difíceis, seja um ombro amigo, esteja junto. 

Uma palavra de gratidão, agradecendo a Deus pela vida desta pessoa em sua vida é um pequeno e singelo gesto de amor. Sabe podemos compartilhar centenas ou até mesmo milhares de formas de provar, de amar de tantas coisas, mas sei que Deus irá te direcionar em como fazer isto, só te peço, não perca esta oportunidade! A própria palavra de Deus diz, que ao fazer bem aos menores dos pequeninos também faz a Ele (Mateus 25:31-46), claro numa figura de linguagem:

“Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mateus 25:31-46)


Sabe amigo, amiga, irmão e irmã em Cristo, sei que não é fácil pensar nas lutas dos outros tendo as nossas que não nada pouco boas. Mas saiba que Deus esta cuidando da sua vida amigo, seja instrumento na vida de pessoas para que você cuide de vidas. Nós que escolhemos sermos como o vira lata da foto que simplesmente não deixou seu amiguinho morrer sozinho, ou vai ser como aquela senhora que achava que estava fazendo um “bem” a outra pessoa.


“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” (2 Tessalonicenses 3:13)


Sinceramente, não sei o que Deus tem pra sua vida, e talvez seja uma confirmação de um coração missionário, ou talvez, simplesmente para você não desistir de pessoas, salvar vidas de vícios ou até morte , não desistir do ser humano, não desistir de você mesmo. Eu escolhi ser como o vira-lata e você?





Ryan Anderson Fernandes de Lima


@ryan_bijack

Nenhum comentário:

Postar um comentário