quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MESMOS DISCURSOS, MESMOS PECADOS

De: Eu
Para: Eu mesmo



Toda vez que dei uma nova oportunidade a Israel, passei um apagador no passado e os levei de volta para o caminho, Mas Efraim logo tornou a encher o quadro com novos pecados; a traição de Samaria foi escrita em letras garrafais. Eles têm duas caras, são falsos no que dizem, roubam e arrancam o olho de quem se descuida. Nunca passa pela cabeça deles que tenho uma ficha com todos os crimes que praticaram. Eles estão salpicados com resíduos de pecado dos cabelos ao dedão do pé. Posso ver quem eles são e o que fizeram.


Eles entretém o rei com seu circo de maldades, encantam os príncipes com suas mentiras acrobáticas. São adúlteros no ponto de ebulição, como um forno que mantém o calor Desde quando o padeiro amassa o pão até que a massa cresça. No feriado do rei, os príncipes ficam bêbados de vinho e do frenesi da multidão zombeteira. Eles são como fornos a lenha, vermelhos de desejos. Durante a noite, sua paixão é represada; Pela manhã, ela se inflama, e as chamas devoram tudo com avidez. Assassinos e com poder vulcânico, reduzem a cinzas seus governantes. Seus reis caem um a um, e ninguém presta atenção alguma em mim.“Efraim se mistura com os pagãos e, assim, perde a vida. Efraim está como um pão que não foi bem assado. Os estranhos o sugam e tiram toda a sua energia, e ele nem percebe. Seu cabelo ficou grisalho, e ele nem notou. Inchado de arrogância, grande como uma casa, Israel é uma desgraça coletiva. Israel se arrasta com dificuldade, sem se lembrar do Eterno — apesar de tudo, ainda ignora o Eterno!

“Efraim tem um cérebro de passarinho, é estúpido, sem noção. Primeiro ficou assobiando para o Egito, depois arrastou uma asa para a Assíria. Vou jogar minha rede sobre eles. Vou cortar suas asinhas. Vou ensiná-los a perceber que eu existo! Desgraça! Eles fugiram de casa. Agora eles realmente estão numa enrascada! Eles me desafiaram, E ainda esperam que eu os ajude, que eu engula esse monte de mentiras! Em vez de clamar a mim com orações sinceras, ficam de farra com suas prostitutas. Cortam-se até sangrar nas orgias religiosas e viram as costas para mim. Fui eu que dei a eles uma boa cabeça e corpo saudável, e é assim que me retribuem? Com maquinações malignas! Eles se voltam, mas não para mim: eles se viram pra cá e pra lá, como um cata-vento. Seus governantes serão cortados em pedaços, assassinados — deserto: essa será a recompensa por suas zombarias e blasfêmias. E a sentença final? ‘Ridículo’ no tribunal mundial da reputação”.

Toquém a trombeta! Disparem o alarme! Os abutres estão voando sobre o povo de Deus, Que quebrou minha aliança e desprezou minha revelação. Como era de imaginar, Israel está gritando: ‘Meu Deus! Nós o conhecemos!’. Mas não agem de acordo com isso. Israel não quer saber de nada que seja bom, e agora o inimigo está atrás deles.

Eles coroam reis, mas nem perguntam o que acho disso. Designam príncipes, mas não pedem minha opinião. Em vez disso, fazem ídolos de prata e ouro, que vão levá-los à ruína. Jogue esse deus-bezerro no lixo, Samaria! Estou furioso com esse entulho! Quanto tempo vai levar para eles se aprumarem? E olhem que são israelitas! Foi um escultor que fez essa coisa — não foi Deus. Esse bezerro samaritano de ouro será quebrado em mil pedaços. Olhem para eles! Estão plantando vento! Pois vão colher tempestades. Trigo sem espiga não produz farinha. E, mesmo que produzisse, os estrangeiros iriam cuspi-la. Israel foi engolido e cuspido fora. Entre os pagãos, eles são um monte de entulho. Eles marcharam para a Assíria: Por quê? Até os jumentos selvagens ficam perto dos de sua espécie, mas o jumento Efraim sai por aí e paga para ter amantes. Agora, por causa da sua vida de prostituição entre os pagãos, vou reuni-los e acusá-los. Eles vão colher as consequências disso logo. Vão sentir na pele o que é ser oprimido pelo grande rei.

Efraim construiu um monte de altares e depois os usou para pecar. Dá para acreditar nisto: altares para pecar? Deixei por escrito minha revelação a eles, e fazem de conta que não sabem ler. Eles me oferecem sacrifícios e depois fazem festa com a carne. O Eterno não está satisfeito! Estou cheio disso! Não vou esquecer sua culpa. Vou castigar os pecados deles e enviá-los de volta para o Egito. Israel se esqueceu de seu Criador: estava muito ocupado, construindo palácios. Judá se meteu em construir cidades fortificadas Estou enviando agora fogo sobre suas cidades para queimar suas fortalezas.” (Oséias 7.8)




O lsrael, volte! Volte para o Eterno! Vocês estão no chão, mas isso não é o fim. Preparem sua confissão e voltem para o Eterno. Orem a ele: “Remove nosso pecado, aceita nossa confissão. Recebe como restituição nossas orações de arrependimento. A Assíria não vai poder nos salvar; os cavalos não vão nos levar para onde queremos. Nunca mais diremos ‘nosso deus’ a uma coisa que nós mesmos fizemos ou inventamos. Tu és nossa última esperança. Não é verdade que em ti o órfão encontra misericórdia?”.

“Vou curar sua desobediência. Vou amá-los generosamente. Minha raiva já passou. Vou providenciar um novo começo com Israel. Ele vai irromper como lírios na primavera. Ele lançará raízes profundas como o cedro do Líbano e vai se tornar como a floresta de carvalhos! Vai se tornar esplêndido como uma enorme árvore, e sua fragrância será a de um bosque de cedros. Os que viverem perto dele serão abençoados por ele. Todos vão falar deles, espalhando sua fama como os filhos prediletos de Deus. Efraim encheu-se de deuses, que na verdade não o são. A partir de agora, eu respondo a eles e os satisfaço. Sou como uma árvore frutífera exuberante. Tudo de que vocês precisam pode ser encontrado em mim”.

Se vocês quiserem viver bem, esforcem-se para entender tudo isso. Se vocês sabem o que é bom para vocês, vão saber isso na teoria e na prática. Os caminhos do Eterno levam até onde vocês querem ir — Quem vive de forma correta anda neles com facilidade; quem vive de maneira errada está sempre cambaleando e tropeçando. (Oséias 14)


As escrituras falam muito mais que nossos discursos, e nos colocam frente a frente com a nossa realidade
Leia Oséias inteiro se puder


AME GERAL


Ryan Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário