terça-feira, 8 de outubro de 2013

AMAR-SE NA SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA




É pelas coisas antigas, e não velhas, que a gente se move pro futuro. Você cresceu, não tem mais aquela inocência de criança, não tem mais os mesmos sonhos, não tem os mesmos gostos, tem milhares de coisas na cabeça e no entanto, até hoje, os melhores momentos são aqueles que fazem você se lembrar do que você é. E quando você se lembra disso, você tem certeza do que sempre foi. Papo estranho, esse? Não. A gente sente falta da gente. Isso não é viagem no tempo, é busca por essência. Só os corajosos buscam a essência e gastam a vida com isso.

Eu digo “gastar a vida” porque muitas vezes a essência é perdida. Você sabe quem são seus pais, você é grato por eles, mas você já não tem paciência. Você olha na cara dos teus amigos de sempre, você sabe tudo sobre eles, inclusive os erros, mas já não se lembra do quanto você pode aliviar as durezas que ele enfrenta. A essência é perdida. Escapa de nós não só na correria, mas no medo. Medo de ser o que você é, de gostar do que você gosta, de acreditar no que você acredita e fazer isso por você, não pelo o que te falam. É muito comum, na cultura cristã,  moderna, Internalta e televisionada, que come toda semana no Mc Donalds e ouve só o que toca no rádio, achar que só porque não está fazendo nada de errado, está fazendo tudo certo. Será?

Será que a sua essência tem te acompanhado em todos os lugares? Ou você tem negociado umas partes, deixando de se ouvir, deixando de sentir, deixando de fazer o que você sabe que precisa fazer? Essência anda junto com responsabilidades. Se não andasse, não seria essência, seria personagem.

Por que estou falando tudo isso?

Porque Jesus morreu por você. Não pelo o que você acha que você é. E eu não estou escrevendo isso pra você achar que o que você quer ser não é importante. Mas eu estou escrevendo isso pra que você perceba que o que você já é, nesse exato momento, é a causa pela qual ele se entregou. Você vale a pena. Você é uma pessoa cheia de experiências, opiniões, um ser misterioso com dúvidas e capacidades, fé e medos, desejos e manias, e tudo isso, sem exceção, já estava muito claro pra Deus, quando ele resolveu, mesmo assim, te amar.

A essência de cada pessoa só depende de cada pessoa. A essência de cada pessoa é um pedaço de Deus na terra. Aquele teor verdadeiro, aquele seu dia bom, aquela energia que você sabe que as vezes rola. Isso é Deus na terra, satisfeito e feliz em poder viver aqui, porque você está se permitindo ser você.

Alguns religiosos têm medo disso. É mais fácil formatar, enviar. É mais fácil querer ser outra pessoa, e gastar os dias nessa busca louca. Você acha mesmo que Deus quer que você seja outra pessoa? Você acha mesmo que Deus fez todas as criaturas, pessoas, bichos, vegetais, com características fascinantemente diferentes, cabelos e digitais e gostos musicais diversos, para que toda essa galera fale as mesmas coisas? As mesmas gírias? As mesmas piadas e comportamentos? Por que Deus cometeria esse terrível clichê, se ele mesmo se fez homem e andou entre nós por amor à toda nossa complexidade?

Talvez você deva pensar nisso esses dias.

Davi era um rei. Ele tinha tudo. Mas eu leio algumas orações que ele fez e cantou, e fico perplexo ao ver que as vezes ele sentia que não tinha nada. Um rei sem nada. Quem diria? Os religiosos diriam que ele era ingrato. Os psicólogos diriam que ele era bipolar, as revistas diriam que ele precisaria se apaixonar. Mas eu li algumas dessas situações. Em todas elas, ele estava perdendo a essência. E é por isso que ele se sentia tão….pobre. Davi sabia que sem essência ele não seria nada. E quando ele citava isso, ele pedia uma coisa simples demais para um rei, básica demais para um poeta, importante demais pra qualquer um: Davi pedia a alegria da salvação.

A alegria da salvação é um papo bom, mas algumas pessoas deixaram ele chato. Porque sempre parece que estamos errados, culpados, acusados por Deus, e que por isso precisamos da alegria da salvação (como se ela só pudesse ser usado em casos emergenciais). Na verdade, desejar a ter a alegria da salvação é o ato mais natural pra qualquer pessoa que sabe que o mundo é safado, a alma é distraída e que apesar de tudo isso deve haver jeito se ser feliz.

Mas afinal, o que é a alegria da salvação?
É o dia em que eu descobri que Jesus é legal? É o dia em que eu fui no Projeto Defunto e senti uma coisa boa? É o dia em que eu fui na igreja e me arrepiei com histórias incríveis? É o dia em que eu vivi um milagre inacreditável? É o dia em que eu não vivi milagres inacreditáveis e mesmo assim sorri? 
É mais.
É antes.
É dentro.
É individual.
É simples.
A alegria da salvação é a consciência espiritual que algumas pessoas têm ao entender que estar bem com Deus não tem nada a ver com o futuro, com seus desejos nobres, com sua lista de pedidos, com o que se planeja, com o que se ganhará, com quem se casará. Tem um lance que é mais urgente do que isso. Deus tem urgência com você. Jesus tem urgência com você e com nada além que não seja você. Jesus não morreu pelas coisas, ele morreu pelas pessoas. Pessoas que não entendem isso, pessoas que nunca entenderão, pessoas que cospem na cruz, e não se sentem atraídas por ela. Ele morreu mesmo assim, a entrega era sua essência. E a alegria da salvação é quando você descobre que Deus te amou muito, e que por causa disso você precisa sim, se amar muito.

Você tem se amado? Ou você tem brigado com você porque você não é tão bom como os outros? Você tem se amado ou você tem dependido da opinião das pessoas que você admira? Você tem se amado, ou o amor só entra na sua vida nos refrões chicletinhos? Você tem se amado? Não há caminho fora do amor, se você quiser procurar a tua essência. 

A essência das pessoas é o que elas são. Ninguém poderá saber tanto disso quanto você. Aliás, Deus pode. Porque ele conhece o que você é, mesmo quando você não se ama. Ele continua amando. Talvez seguir os passos de Cristo seja primeiramente entender que você merece um olhar de amor. De você mesmo. Que a sua seja inspirada nisso! Não tem como dar errado, ainda que você não saiba no que vai dar.

Pra encerrar. Faça um exercício hoje. Ouça uma música, vá a algum lugar, use uma roupa, veja uma foto, faça alguma coisa que faça você se lembrar de você. De como você gosta de você. De como há coisas que te definem bem, e que não passa pela opinião dos outros. Não vale pensar no que não seja muito sinceramente seu. Não vale pensar em coisa que aconteceu de ruim e entrar na fossa. Entenda que você precisa fazer um exercício de se enxergar com mais verdade. Fique um pouco mais com você. Você é interessante. Deus se interessou por você. Será que ele estava errado? Ou será que nesse quesito você não segue muito os passos dele? Há coisas que você precisa descobrir. 

Muitas vezes a gente acha que Deus está de saco cheio de nós, porque as pessoas estão cheias de nós. Ou nós estamos cheios de nós. Mas isso não é verdade. As pessoas se irritam, nós nos sequestramos. Mas Deus salva. Estou falando de resgate, redenção, conserto. E junto com isso tudo, vem uma alegria que é satisfação de saber que é amado. Alegria de saber que você pode ser salvo a cada minuto, a cada “Não”. Amado ao ponto de poder lutar por quem você é. Deus permite que essa luta seja sua, porque é bom participar da vitória no final. Ele poderia fazer tudo sozinho, mas essa jornada de descobrir-se, amar-se, entender-se, aceitar-se é deliciosamente sua! Faça valer a oração, a meditação, o culto, a música. Faça valer a tua decepção com as pessoas. Eles vão falhar, e você vai ter que recorrer a alguma coisa maior, mais eterna, mais disposta, mais exata. Então faça valer o rolê espiritual. Ele existe pra ser usado, não exibido. Se Deus desceu do céu pra isso é porque pra ele, valia a pena.

Lute por você. Ele lutou, te salvou. Use a salvação para uma coisa útil. A alegria mora aí. Seguir os passos de Jesus é amar-SE.

Tiago Lima 

AME GERAL!

6 comentários:

  1. Nossaa!! Foi de arrepiar gente!! Precisamos voltar a essência bichoo!!! Curti d+ o texto. Parabéns pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi muito hj lendo esse texto. Vcs são demais hein! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Mt bom tia






    Vlw msn Tiago!!!DEUS falou comigo de uma forma muito especial hj,como eu nem lembrava q ELE falava assim!!!! DEUS te abençoe


    ResponderExcluir
  4. O Senhor nos quer assim, do jeito q somos, oq tiver q ser mudado ele mudará. Adorei o post de hj !!

    ResponderExcluir
  5. Lágrimas e mais lágrimas... Obrigado por Deus te usar na grande sabedoria de explicar a "alegria da salvação". Eu entendia, mas não de forma que pudesse explicar... Engraçado que ouvi de um amigo meu, quando estava dizendo sobre meus medos , e ele me disse: "Eu sempre disse isso, mas acho que você não leva muita fé, você tem que SE AMAR MAIS, CONFIAR MAIS EM VOCÊ!". Quando leio isso, é uma confirmação maior de que a essência tá precisando se expor dentro de mim.

    Obrigado mesmo! Vou reler o texto... demais! ((:

    Deus te abençoe muiiiito! Nossa, foi muito diferente o texto, usou a partícula certa : amar-SE ! Deus é demais, glória a Deus por sua vida. ;D

    ResponderExcluir