terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIAS PIORES?




Eu sei e você sabe que os dias não são fáceis. Ninguém discorda disso. Pare pra pensar: os jornais e suas manchetes sangrentas já sabem logo cedo. E os seus amigos procurando escapes em droguinhas e sexo sabem, os crentes enérgicos, sinceros, religiosos, modernos também sabem que os dias difíceis fazem parte da vida. Até a sua avó, na casa dos 90. Os dias difíceis não são novidade alguma e nunca foram! Mas será que Deus sabe o que isso significa pra nós, pessoas mortais, com planos, dor de cabeça, medos e carências?


Bom, se Deus sabe como os meus dias são difíceis é bom ele estar na porta da minha casa hoje depois do trabalho, porque depois de todo meu esforço e labuta eu acho que devo ter uma conversa seríssima com Ele! – Talvez essa seja a sua frase sobre Deus, nos dias mais difíceis. Talvez seja a minha também. Porque fora as dificuldades diárias (que nós já conhecemos muito bem!), parece que tem dias em que tudo fica ainda mais complicado justamente porque a gente não sabe o que Deus está achando disso tudo! É desesperador! Ele te ensina a luta, você luta. Ele fala da vitória e você acredita. Mas a vitória não vem fácil e nesse meio tempo você tem a sensação de que Ele, o próprio Deus, está indiferente!

Como se os detalhes importantes fossem esquecidos. Como se aquilo que você se propôs, organizou, planejou desse errado e o que você tanto queria estivesse longe de ser realidade! Essa pode ser a sua sensação sobre Deus nos dias mais difíceis. E pode ser a minha também.

Afinal, o que ele pensa sobre o trabalho que eu tenho que entregar amanhã cedo? O que ele acha do meu sonho sempre interrompido pelas urgências práticas do meu dia? O que Deus tem a dizer sobre minhas responsabilidades, minhas tentativas, meus esforços, minhas entregas? Ele está vendo de verdade? Porque eu tenho tentado ser o melhor possível aqui, e nem sempre eu me sinto aprovado! Nem sempre estou certo de que é isso mesmo. Então tem alguém aí em cima, aqui dentro, aqui perto ou no meio dessa bíblia que possa me dar uma resposta um pouco mais feliz do que “Dias piores virão” ? 

Bom, eu li que Deus tinha o desejo de fazer o mundo, as coisas, as flores, as pessoas, os bichos e as cores, e que nem isso deu pra ser feito em um dia. Ele tinha muitos planos e teve que organizar as coisas pra poder fazer tudo. E eu também li que ele dividiu cada coisa para um dia e esses dias consumiram suas energias, tanto que no último dia, ele sentiu vontade de descansar. Eu li que Deus ficou focado e concentrado no que estava fazendo, mesmo sabendo que os dias futuros não sairíam do jeito que ele planejou. Eu li que ele era o dono da história, e mesmo assim frustrou-se.

Eu li que ele teve que pensar em coisas e criá-las do nada, e que depois viu que o que tinha criado agiu de um jeito que ele não esperava. Mas eu também li uma coisa que mudou tudo o que eu e você podemos pensar sobre nossos dias de trabalho duro, nossos dias difíceis, nossos planos. Eu li que ao final de cada dia Deus olhava tudo o que já tinha feito e achava bom.    

Pensa nisso: Deus, capaz de criar o universo num suspiro, resolve criar por partes, resolve se dedicar aos detalhes, e ainda resolve achar bom cada detalhe! Deus, em sua infinita capacidade criadora se alegrando com uma formiga e achando bom! Para pra pensar como isso é estranho. Ele curtiu detalhes e ainda se permitiu cansar! Ele gastou-se de verdade com isso e eu não sei que segredo é esse, mas existe um poder criativo e divino que acontece na sua vida quando você se satisfaz com o que você tem em mãos. Quando você cuida do que anda planejando, quando você tem paciência diária para que aos poucos você conheça a grande obra. 

Alguma coisa acontece quando você dá o seu melhor até mesmo nas pequenas coisas, porque essa é a prova de que você sabe que Deus dá o melhor, sempre. Independente dele ainda não ter dado tudo. Mesmo se hoje as coisas ainda não estiverem prontas. Quando você faz o seu melhor no parcial, você deixa claro que não tem como o integral ser meia boca, você entende?

Alguma coisa acontece quando você se dispõe a viver etapas com Deus, e não só uma obra instantânea. Alguma coisa acontece quando você é grato pelas coisas que estão acontecendo, ainda que elas não tenham acontecido completamente.  Alguma coisa espiritual acontece quando você não fere os processos de Deus com reclamações, só porque não viu a coisa toda terminada. Alguma coisa acontece quando você sabe que a obra não terminou mas mesmo assim você já está pronto para agradecer. Os trouxas chamariam isso não é conformismo, os espirituais chamariam de segredo, porque  sabem que por mais que o todo não esteja do jeito que você pensou, as partes estão sendo feitas da melhor forma, estão sendo feitas ao ponto de você achar bom, e para que dessa forma o grande aconteça! Sem sombras de dúvidas, nada deve agradar mais a Deus do que ver que você se importa com as pequenas partes, com os detalhes, com aquilo que um dia vai te levar ao total do que ele pensou também! Em outras palavras, talvez você tenha um planeta todo pra criar, mas hoje, Deus quer que você se alegre com a criação das plantas, com a criação da areia, dos insetos, nas coisas aparentemente pequenas.

Isso não é um motivo pra você não achar bom. É o contrário! Quando Deus achava bom, isso era o teaser do que seria o todo! E o todo é o mundo inteiro, literalmente.

Quando você se ocupa com o que Deus já começou a fazer, (ainda que seja pouca coisa) então você não ocupa a sua cabeça com planos malucos, com distrações, com pensamentos perigosos. Você simplesmente tem outra coisa pra gastar a sua vida. Existe uma construção sendo feita e isso é mais importante do que nossas avaliações medíocres! Um mundo está sendo criado no seu caráter, na sua vida com Deus, na libertação de um vício, na realização de um sonho, num casamento, num emprego. Você não acha isso bom?

E se você parar pra pensar, não importa se o dia terminou e os afazeres ainda não. Deus olhou tudo o que fez e achou bom! Ele teve esse momento de organizar a mente e entender que dentro daquele espaço de tempo ele havia feito coisas boas! Ele não ficou aflito pelo o que ainda não era visível. Ele ficou alegre com o “pouco a pouco”, que a cada dia se tornava real e mais próximo do que havia desejado.

Você tem feito coisas boas e ainda assim se cobrado? Você tem dado o seu melhor e as pessoas só enxergam o seu pior? Você se dedicou sem limite e agora você vê um dedo contra o seu nariz apontando suas falhas ao invés da sua tentativa? Você começou com o plano de um mundo maravilhoso e agora desanimou porque não deu pra fazer tudo em um dia? Talvez esteja na hora de olhar o que se tem e achar bom. Bom porque Deus trouxe você até esse momento, bom porque ele conhece o seu esforço e mais do que isso, porque ele entende muito bem sobre o que é ter um plano para os dias e querer muito ver as coisas prontas! Se você acha bom, mas já se esgotou, Ele também sabe o que é estar cansado. Não há julgamentos nisso, Deus simplesmente entende que cansar-se pelas coisas que precisam ser criadas e que precisam acontecer é uma consequência natural. Então não esqueça: existe um descanso! 

Os dias serão difíceis e todo mundo sabe disso. Você terá aflições, eu terei. Deus teve. Mas se esse medo te invade a cada manhã, por que você não se permite uma nova perspectiva? Por que não ser invadido com uma expectativa mais saudável? Se os dias são pequenos demais perto dos milagres que você precisa ver, ou das montanhas que precisa subir, talvez “ter bom ânimo” seja a coisa mais certa a fazer. 

Depois de criar o mundo Deus foi traído. Ele perdeu amigos com quem conversava todas as tardes. Depois disso as pessoas que ele mesmo criou resolveram andar longe, resolveram fazer seus próprios planos e levar a sucessão de dias em suas próprias costas. Deus, no entanto, não parou. Não menosprezou o que havia feito, porque os dias precisam ser vividos e não lamentados.

Você pode dormir e acordar com a sensação de que dias piores estão à porta. Seus dias podem ter cheiro de medo, seus sonhos podem correr perigo. Mas se você não fizer o que deve ser feito hoje, como você vai fazer amanhã? Que hoje você não seja roubado pela insatisfação. Continue lutando por você, pela sua vida, pelos propósitos que Deus colocou no seu coração, pelos dias que virão e que levarão você à alegria de uma criação completa. Muito maior que os problemas e as previsões pessimistas. 

Dias piores virão para esse mundinho safado, mas anime-se: um dia alguém se levantou e na sucessão de dias venceu esse mesmo mundo safado. Não deixe passar de hoje o que só pode ser reconhecido hoje. Não estrague o que Deus já começou a te dar. Não chegue ao final do dia achando ruim. Ache bom, porque o próprio Deus achou bom, e é exatamente por isso que as coisas se formam, nascem, e uma nova vida acontece.

Tiago Lima 

AME GERAL

2 comentários:

  1. Palavra linda! edificou grandemente minha vida..a forma que Deus usa pra falar com a gente é realmente perfeita...Hoje Deus falou comigo atravez deste texto.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Obrigado, Tiago, por dar luz a sabedoria que Deus tem te concedido. :)
    Um ponto chave para ir com gás nos meus planos e sonhos.

    ResponderExcluir